Quais as Vantagens do Computador em Nuvem e como ele funciona

Um estudo da SAS Brasil, empresa de inteligência, feito no ano de 2019 mostrou que mais de 80% das empresas brasileiras pretendiam migrar para a computação em nuvem em até 12 meses.

Isso mostra como as empresas, de todos os segmentos, vêm procurando cada vez mais adaptar-se as novas tecnologias que vão surgindo no mercado.

A computação em nuvem, sem dúvida, é uma das principais do momento, já que proporciona distintas vantagens para todas as empresas.

A seguir, você irá acompanhar como a computação em nuvem funciona e quais são as vantagens de utilizá-la no seu negócio.

Como funciona a computação em nuvem?

A computação em nuvem, que também pode ser conhecida como cloud computing, nada mais é do que o fornecimento de serviços na área da computação por meio da internet.

Entre esses serviços fornecidos pela computação em nuvem, podem ser citados os servidores, o armazenamento e banco de dados, os sistemas de gestão, entre muitos outros.

Assim, usar o cloud computing é uma maneira de as empresas conseguirem acessas as inovações tecnológicas de maneira muito mais rápida, sem precisar fazer grandes investimentos em infra-estruturas.

Isso ajuda bastante na redução dos gastos operacionais da empresa, além de permitir que se possa acessar todos os serviços de todos os lugares, dando uma maior mobilidade para a empresa.

Usando a computação em nuvem, é necessário apenas ter uma conexão de qualidade com a internet para que possa acessar o servidor da sua empresa de qualquer lugar em que esteja.

Essa facilidade permite, inclusive, que os funcionários possam fazer o trabalho de maneira remota, fora da empresa, já que poderá executar tudo de maneira online.

Computação em nuvem: Quais são os tipos?

A computação em nuvem possui diferentes tipos e cada um deles possui suas particularidades e características próprias.

É importante saber isso para que você possa escolher o melhor cloud computing para a sua empresa, levando em conta essas especificidades.

Veja a seguir os três tipos existentes:

Nuvem privada: é indicada para as empresas que pretendem armazenar informações que são confidenciais, sendo muito mais seguro

Nuvem pública: trata-se de serviço terceirizado que é oferecido por um fornecedor, ou seja, esse tipo de nuvem pertence a um provedor público

Nuvem híbrida: trata-se de um tipo de nuvem que combina características dos dois tipos anteriores

Quais são as vantagens da computação em nuvem?

Utilizar a computação em nuvem traz muitas mudanças da forma como uma empresa funciona, permitindo que ela tenha acesso a um novo mundo de possibilidades.

Confira a seguir quais são as principais vantagens de utilizar o cloud computing!

Traz maior flexibilidade para a empresa

A computação em nuvem traz uma maior flexibilidade para a empresa, pois por meio dela é possível ter um aumento ou uma redução mais fácil de toda a infraestrutura de tecnologia da organização.

Caso sua empresa tenha uma grande expansão, será muito mais fácil aumentar a infraestrutura tecnológica para acompanhar o processo de crescimento usando o cloud computing.

Por isso, independentemente de qual seja o porte da empresa, essa tecnologia da computação em nuvem permite que as necessidades sejam atendidas.

Traz uma maior redução nos custos

Com o uso da computação em nuvem, a redução nos custos da empresa será muito maior, por diversos motivos.

Um deles é que não será mais preciso gastar dinheiro com equipamentos muito caros, nem fazer a manutenção periódica deles.

Tudo isso porque os serviços poderão ser todos executados de forma online por meio da nuvem, bastando ter acesso a internet e um computador à disposição de qualquer lugar para isso.

Ou seja, no final, o investimento na nuvem proporciona a empresa ter muito menos gastos e irá trazer maiores retornos!

Siga no Facebook

Matérias Recentes

Temas por Categoria

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostou da Nossa Matéria?
Deixei um comentário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos que possam ser do seu interesse também

Computador em Nuvem : Quais as suas Vantagens e como ele Funciona

/
A computação em nuvem, sem dúvida, é uma das principais do momento, já que proporciona distintas vantagens para todas as empresas...
Como funciona a Lei LGPD?

Como Funciona a Lei LGPD?

/
A Lei de Proteção de Dados regulamenta o tratamento das informações que são colhidas de pessoas físicas, principalmente em relação aos negócios online e...